O jardim vertical está ganhando cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos das residências por ser uma linda opção de acabamento, por ajudar a purificar o ar e por ser uma boa alternativa para quem tem pouco espaço. Mas não pense que só quem mora em casas pode aderir a esse tipo de projeto. Se você dispõe de um espaço maior, pode fazer um jardim vertical para varanda usando painéis, peças que sustentam vasos e plantas e também funcionam como molduras.
As treliças de madeira e de bambu geralmente são usadas em ambientes externos e têm a função de apoiar trepadeiras e vasos de plantas, criando, assim, um lindo projeto paisagístico.
Uma forma de montar seu jardim com deck é usando a madeira comum. O material é recomendado tanto para uso externo – como jardins, churrasqueiras e piscinas – quanto para uso interno também. As madeiras mais utilizadas são Ipê, Jatobá, Massaranduba, Angelim e Itaúba. Como a instalação ser mais trabalhosa, é importante chamar um profissional da área para que a montagem seja feita da maneira adequada.